Existem alguns sentimentos que nascem e na maioria das vezes não sabemos explicar como se instalaram, simplesmente estão alojados e alguns podem atrapalhar ou ser de grande ajuda para o nosso crescimento pessoal.
No livro de Clarissa Pinkola Estes (MULHERES QUE CORREM COM LOBOS) na estoria do Barba Azul, podemos nos deparar com alguns destes sentimentos, como: Desejo de ser Amada, Curiosidade, medo, Raiva, Insegurança , enfim estes são os mais atuantes nesta estoria
Fazendo uma analogia da estória do Barba Azul , descreverei cada um destes sentimentos, para que voce possa entender como cada um deles pode surgir, e a seguir voce podera entender a importancia de enfrentar cada um destes sentimentos para que no final voce possa sentir-se fortalecida (o).
O PRINCIPE QUE VIRA SAPO
Uma das tres irmãs se deixa envolver pelo charme do Barba Azul, e se casa com ele, ignorando todos os sinais contrarios, o que são estes sinais?, sabe quando temos algumas intuições que nos deixam inseguras(os), mas resolvemos ignora-las, no lugar de prestar mais atenção?
CURIOSIDADE
Descobrir o que tem atrás da porta proibida, esta curiosidade vem acompahada de medo e insegurança, medo por que o desconhecido nos causa medo, pois eu não sei o que posso encontrar, e nem mesmo qual sera minha reação, terei coragem para enfrentar estes obstáculos?
O que poderei encontrar atrás desta porta? E quais serão as consequencias?
Respostas
Enfrentar nossos próprios medos, é o mesmo que libertar-se da submissão , das amarras, dos sentimentos de inferioridade, este é o processo do autoconhecimento,.
È um caminho muito dificil, mas compensador, é o que mostra a estória do Barba Azul , ao narrar o desfecho da protagonista, quando movida pela curiosidade, sai da zona de conforto.
Neste enfrentamento vamos em busca do próprio eu ( Si mesmo), integrar o inconsciente ao consciente, dar a luz ao inconsciente, é so desta forma que encontraremos a felicidade.
Nossa personalidade é formada por crenças e valores adquiridos do ambiente de acordo com nossa percepção, e estamos sempre em busca do ego ideal, e guardamos no inconsciente o que achamos não ser ideal, ou seja, tudo o que se oponha ás crenças e valores estabelecidos, é assim que ficamos obedientes ao égo, e é ai que se formam os conflitos.
Ego Coletivo e Ègo Individual
No livro O Despertar De uma Consciencia, o Autor Eckhart Tolle, fala que:
Percebemos que o nosso comportamento coletivo, trabalha atendendo aos anseios da sociedade, mas que contrapoem nossos valores individuais, ou seja se eu parar para pensar poderei notar que na maioria das vezes, estou me esforçando para agradar o outro.
Eis por que a necessidade do autoconhecimento, tem a finalidade de nos tornar um ser Livre, Livre de medos e insegurançãs.
Deixo este ultimo paragrafo para reflexão.
Sera que você é capaz de reconhecer alguns de seus medos?
Tirei algumas questões da Web, Blog Carreira, e vou inserir neste texto para que voce possa se autoavaliar.
Questões
1 Aquela vaga de emprego dos sonhos pediu 10 requisitos, dos quais você só tem certeza de atender 4 ou 5
Você manifesta interesse, ou deixa a vaga para la?
2 Voce ja viveu uma situação de ter um projeto novo, e que tinha tudo para ser um novo desafio empolgante, mas você não consegue mais sentir tanto entusiasmo por que esta no fundo apavorado(a).
3 Aquela discussão na reunião sobre uma decisão técnica que você podia contribuir com o assunto, mas não conseguiu expor o que pensava,
Tente responder estas questões, ou caso nenhuma destas faça sentido para você, tente buscar dentro de você uma situação que tenha lhe causado medo, e responda como a resolveu.
Envie sua resposta no whattsap 11994352912
E para este texto fazer mais sentido para voce Leia a Estoria do Barba Azul.
Boa leitura
Vera Martins
Psicologa Clinica e Mentora de Carreira