EMPRESA MULTINACIONAL BUSCA TALENTOS

Hoje no mercado de trabalho, segundo pesquisas do IBGE de 15 de Agosto de 2023, cerca de 2 milhões de brasileiros buscam recolocação no mercado de trabalho.

Ao ler este parágrafo, muitas pessoas ficam desanimadas, e ao mesmo tempo desesperadas, pois estas pessoas precisam cumprir com suas obrigações financeiras, precisam comer, enfim precisam viver, mediante este quadro vem a pergunta: “Quanto tempo vou demorar para encontrar um novo emprego?”

Em meio a toda esta turbulência, vejo as notícias que metade das empresas brasileiras estão com dificuldades para encontrar profissionais qualificados e existem departamentos nas empresas com vagas ociosas. Então como ajustar isto para que se torne a seguinte equação?

↔ O profissional esta para a vaga, assim como a vaga está para o profissional.

Primeiro passo: Você vai precisar entender de marketing pessoal, ou seja, como fazer sua auto publicidade, pense como se fosse um produto, e precisa introduzir este produto no mercado.Saiba como atrair a atenção dos recrutadores, e se destacar dos concorrentes. Comece pelo Curriculum, ele precisa ser muito atraente, tem que ser como um PIT, sabe como fazer um Pit? Algo rápido e convincente.Nunca coloque informações falsas, pois corre o risco de ser eliminado(a).Mencione suas habilidades e competências: Concentre-se nas atividades que já realizou, e as habilidades que estas tarefas exigiam, principalmente as Soft Skills, que hoje são as habilidades muito requisitadas no momento de contratação.Um exemplo de Soft Skill é a capacidade de liderar conflitos, capacidade para trabalhar em equipe.Outra habilidade indispensável, principalmente quando estiver em uma entrevista de emprego, é a capacidade de negociação e persuasão.

No parágrafo acima dei a você uma introdução sobre o que é ser um TALENTO, agora vou citar algumas habilidades que caso você não as tenha, deverá desenvolver.São habilidades como: – Raciocínio Logico- Pensamento Estratégico- Relacionamento Interpessoal (Saber trabalhar em equipe, solucionar Problemas e administrar conflitos)- Criatividade (Saber pensar fora da caixa)Mas saiba que os TALENTOS não são um “Super Homem”, por tanto têm pontos Fortes e Fracos, a diferença é que eles conhecem seus pontos fracos, e conseguem entender como melhorar estes pontos fracos, e direcioná-los a seu favor.

Pronto para se tornar um Talento?

Texto redigido por: Vera Martins – Psicóloga Clínica e Mentora de Carreira CRP 30563-6

×